Release 1.5.13 Presslab CMS

Nesta última release do software Presslab CMS, versão 1.5.13, chega com 3 novidades: Instant Articles, Trigges e capatação de dados nos logs de uso do software.

Instant Articles - https://instantarticles.fb.com/

Instant Articles é uma forma de visualização de páginas dentro do Facebook. Quando usado, permite o carregamento rápido da página e com muito menos chances de erros ou problemas. É um recurso para ajudar não só no engajamento dos posts, mas na leitura e experiência do usuário, com artigos rápidos e otimizados para mobile.

O conceito é muito parecido com o AMP do Google mas existem algumas diferenças: com AMP, a página tem mais chances de rankear melhor, trazendo maior tráfego orgânico; com Instant Articles, a página tem mais chances de receber tráfego das redes sociais e o conteúdo ser realmente lido. 

Para maiores informações como configurar o Instant Article e publicar seu conteúdo pelo Presslab CMS acesse este link http://developer.presslab.com.br/cms/frontend/2018/02/1,181/instant-article.html

Triggers

Trigger ou gatilho nada mais é que uma ação que é executada quando algo acaba se acontecer. No que se refere ao Presslab CMS temos várias ações quando por exemplo um conteúdo é adicionado e publicado: a página .html é criada, a página .amp é criada, é criada a página do Instant Article, são chamados plugins configurados, etc etc. Dessa forma temos um site atualizado quando um novo conteúdo é publicado.

Para que o site atualize estas partes era necessário uma configuração em cada uma das pastas de conteúdo. 

Para um site com poucas pastas não existia problema, mas para um site grande era um problema ter que configurar cada pasta. Assim foi criado no Presslab CMS o conceito de triggers que é uma configuração global onde é adicionado os portlets que devem ser publicados a cada mudança em conteúdo. Com este trigger configurado é feito somente uma associação na pasta do conteúdo é tudo funciona perfeitamente.

Esta mudança propicia uma maior agilidade em mudanças de publicação, sendo que será feito somente uma única vez!

Para maiores informações de como utilizar os Triggers acesse o link da documentação em http://developer.presslab.com.br/cms/conteudo/2018/02/1,182/como-configurar-e-utilizar-triggers.html.

Captação de dados em logs

Foi realizada uma alteração na captação dos logs de ações dos usuários da administração para guardar os dados de alteração. Dessa forma será possível guardar um histório do que o usuário fez e até comparar com logs passados.

Para maiores informações sobre o novo sistema de log acesse http://developer.presslab.com.br/cms/2018/02/1,185/visao-geral-sobre-logs.html

Anterior 13ª conferência brasileira da comunidade Python
Próximo Do PDF para todas as plataformas digitais | Publicação digital