Do PDF para todas as plataformas digitais | Publicação digital

Como utilizar o pdf e produzir conteúdo automático para pc desktop, tables e smartphones.

A publicação digital de conteúdo sempre utilizou o formato pdf para disponibilizar jornais, revistas, catálogos e livros na internet. A formas que utilizam são páginas com download destes arquivos ou até mesmo ferramentas pagas (flip), freemium ou grátis para suprir essa necessidade.

 
Estas formas de disponibilizar o pdf até hoje levou em conta mostrar exatamente o que o arquivo contém, como por exemplo num formato de flip pages. Abaixo vemos o arquivo pdf exportado para o formato html com um recurso de folhear, e ainda existe ferramentas de zoom para ver/ler melhor trechos do conteúdo. Esta forma funciona bem, até mesmo para tablets e smartphones, mas não leva em conta a experiência de cada plataforma:
 
 
Em um pc desktop a melhor experiência seria sim follhear e dar um zoom para ler uma matéria, mas num smartphone com uma tela menor isso pode ser um entrave, pois o zoom pode cortar trechos da leitura e não acompanha o fluxo de leitura.
 
Então qual seria a solução? A solução na verdade é uma revolução, começamos a entender o pdf como fonte de informações categorizadas e com um fluxo de informação definida. Deste conceito vem a revolução: não entender o pdf como uma exportação e sim como fonte de informação.
 
Deste conceito não precisamos exportar o pdf como ele foi feito e sim extrair as informações e criar experiências melhores nos dispositivos. Por exemplo, num smartphone ao invês de mostrar a página por completa extraimos os artigos, fotos, links e montamos um formato em html melhor para leitura (pdf para html):
 
O artigo é extraido automaticamente e exportado num formato html que pode ser renderizado em qualquer dispositivo pois é responsivo.
 
Com esta nova 'revolução' as publicações desenvolvidas com programs como o InDesign, Quark, etc , que são ferramentas que geram o PDF facilmente e tem reflexo (positivo) no preço de produção, continuam a produzir o pdf. Mas a tecnologia que será responsável por extrair a informação e verificar qual o melhor formato para o display do usuário.
 

Esta tecnologia pode ser vista como uma revolução pois parte do princípio de uma produção de conteúdo com o pdf já estável no mercado mas carente de recursos e de praticidade, extraindo as informações e disponibilizando sobre demanda num formato agradável ao usuário.

 
Com a informação extraída (artigos, fotos, links, index, etc), de forma correta para a leitura, os recursos adicionais são vários: como galerias de fotos, vídeos, comentários, etc. Um recurso interessante é o de escutar uma matéria, ou até mesmo escutar o resumo da capa de um jornal. Veja um exemplo onde uma determinada matéria pode ser escutada:
 
O golpe final do pdf não é ser obsoleto e sim em ser como forma final e exclusiva para disponibilizar o conteúdo. Existem diversos tipos de arquivos como o pdf, o ePub, etc. Vemos estes arquivos como fonte de informação, para produzir o futuro do conteúdo e a Presslab possui já esta tecnologia e permite a máxima flexibilidade para a publicação entre as plataformas diferentes. 
 
 
Anterior Release 1.5.13 Presslab CMS
Próximo O que é publicação digital? - Presslab