Buzzfeed avança em pesquisa do impacto do compartilhamento nas redes sociais

A empresa Buzzfeed publicou um post hoje em seu blog introduzindo seu novo software capaz de capturar e armazenar informações de como um conteúdo é transmitido entre as redes sociais: o Pound. Para o Buzzfeed faz sentido conhecer melhor o processo e hábitos dos shares nas redes sociais, pois 75% do total de 200 milhões de usuários mensais são visitantes vindos das redes.

Mas o que o Pound faz realmente?

Pela editora do Buzzfeed Dao Nguyen, este software segue a propagação de um compartilhamento para outro dentre dos inúmeros shares, mesmo até por canais como email e chats. 

Essa visão pode ser considerada mais refinada que na analise web atual, pois pode ser possível alcançar insights sobre o comportamento de um post ao ser compartilhado.

A imagem acima mostra na esquerda como é analisado os compartilhamentos atualmente  e no canto direto como o Pound analisa estes mesmos dados, como uma árvore onde cada nodo é um share.

Pelas palavras de  Dao Nguyen:

"O conhecimento nestes dados pode nos ajudar a entender melhor nosso conteúdo, entender nossos leitores, e entender melhor as redes sociais. Com este conhecimento, podemos ter um alcançe maior e um impacto também maior nos nossos leitores e no mundo".

Caso do vestido que muda de cor

A imagem abaixo é um gráfico do compartilhamento realizado pelo post "Dress" na página inicial do Buzzfeed no Facebook. A maioria dos pontos azul escuro são do Facebook. Os brancos são cliques vindos de outras fontes que não são redes sociais, como um blog ou um portal de notícias. Os pontos azul claro são vindos do Twitter.

 

 

Futuro do Pound

Este software capta uma informação valiosa, que nestes dias está se tornando essencial: o comportamento dos usuários. Tínhamos um burburinho sobre big data, mas somente estes dias que está tomando forma, e mais especifico para cada ramo.

O futuro do conteúdo online está intrinsicamente relacionado ao comportamento dos usuários online e recuperar e analisar estas informações está cada vez sendo um fator de qualidade e inovação.

O Buzzfeed irá durante 2015 compartilhar mais sobre sua pesquisa e resultados.

 

Segue abaixo algumas perguntas que o Pound possibilitou:

  • É possível apresentar conteúdo que irá aparecer para você e também para seus amigos?
  • é possível utilizar o Pound para criar testes A/B?
  • como é o resultado de uma promoção de conteúdo, não só no início de seu share mas também em toda a cadeia de shares?
  • podemos prever qual conteúdo tem mais potencial que outro?

link do post atual

Anterior 16º Simpósio Internacional de Jornalismo Online
Próximo Novo curso ANJ e Centro Knight: Técnicas básicas do Jornalismo de Dados